12/09/2015

08 coisas que podem afastar leitores de seu blog

Para um blogueiro iniciante, tudo na blogosfera é bem complicado. São tantas coisas a aprender e a ânsia de fazer com que tudo dê certo, sempre faz acontecer alguma coisa errada. Para sanar algumas dúvidas, listei oito entre as piores coisas que você pode fazer ao criar o seu blog e que podem afastar os leitores, vamos conferir?

01 – Cores e fontes exageradas

Ao escolher as cores para seu blog, não se esqueça de que você não será o único a lê-lo, portanto, nada de ousar na mistura de roxo com amarelo limão, mesmo que estas sejam suas cores preferidas, lembre-se de que menos é mais. Harmonia é a palavra-chave, as cores e fontes devem combinar harmonicamente entre si, então, nada de exagero no tamanho e diversidade de fontes e cores. Aposte no básico para agradar a todos, mas com o seu toque especial, uma característica sua, para que o blog tenha a sua cara.

02 – Gadgets Excessivos

Existem vários gadgets disponíveis para os blogs, um mais legal que o outro, da vontade de usar todos de uma só vez, mas este seria um erro clássico, além de poluir visualmente o seu blog. O ideal é deixar apenas os mais úteis para o blog. Não tem uma quantidade mínima ou máxima, mais uma vez use a regrinha do básico, sem exageros.

03 – Blog sem temática

Antes de qualquer coisa, é preciso que você defina um tema para seu blog. Escolheu o tema literário? Ótimo! Mas nada de falar sobre tudo e mais um pouco “inclusive” livros. É muito chato você entrar no blog procurando uma coisa e encontrar de tudo, menos o que você quer. Se você quer falar sobre várias coisas, escolha um blog com temática mista, assim você pode falar sobre tudo que te agrada, sem ficar rotulado como um blog com a temática X que fala sobre Y e Z.

04 – Publicidade exagerada

É infinitamente desagradável entrar em um blog e os anúncios praticamente saltarem na sua cara sem aviso prévio. E quando você está lendo o conteúdo e toda hora abre uma caixa de texto na frente do texto, atrapalhando sua leitura? E ainda tem a poluição visual. Quer monetizar seu blog? Tudo bem, mas faça com cautela, assim, você terá mais visitas e consequentemente mais dinheiro em sua conta. Direcione os anúncios para fora do texto, use as laterais e parte superior do blog. Se o leitor não consegue ler o que está escrito, por que voltaria a seu blog?

05 – Falta de periodicidade nas postagens

Você não tem dia certo pra postar? Cinco postagens em um mês, no outro mês quatro e assim vai. Por experiência própria eu digo que a falta de um cronograma de postagens acaba afastando os leitores e consequentemente alguns seguidores. Para que isso não aconteça, se programe. Estabeleça metas de postagens. Não tem tempo hoje, mas amanhã tem? Deixe a postagem programada. Você é uma pessoa super ocupada? Tudo bem, não precisa postar todos os dias, apenas mantenha uma frequência de postagens.

06 – Erros gramaticais e gírias

Então você está lendo um texto super agradável e dá de cara com um erro gramatical gritante. Tudo bem, acontece, mas podemos evitar. Hoje em dia existem vários recursos de autocorreção de palavras e até de concordância. Tem alguma dúvida? Jogue no Google, mas não cometa o erro de postar grafias erradas. Ok, eu não sou Doutora em Linguística, também cometo erros, mas me policio bastante, afinal pra se ter um blog, pelo menos o primordial é necessário saber.

Gírias também costumam afastar leitores. Uma ou outra gíria é natural, afinal, elas se tornaram “formas de expressão”, mas se expressar somente através delas também não dá, né?

Outra coisa chata é a linguagem rebuscada. Se você tem um blog voltado para o público teen, falar tudo “certinho demais” não é uma boa pedida. Seus textos podem assumir a aparência de “trabalho escolar” e acabar afugentando alguns leitores.

07 – Comentários sem feedback

Blog sem feedback perde a credibilidade. Tem gente que não liga, mas tem muita gente que liga bastante. É necessário separar um tempo para responder os comentários dos leitores, afinal, como criar vínculo com eles, se não houver interatividade? Muitas pessoas que entram em seu blog apenas por uma postagem, podem voltar e se tornar um seguidor fiel, de acordo com a interação nos comentários, lembre-se disso.

08 – Playlist automática

Então você está concentrado na leitura e de repente começa a tocar uma musiquinha que você não imagina de onde vem, principalmente se estiver com várias abas abertas, adeus concentração na leitura. Sem contar, que por muitas vezes, as playlists não param nem por decreto. Já pensou se a música não for de agrado do leitor? Voltar a um blog assim, nem com a caixa de som desligada.

Estes são alguns dos muitos erros que cometemos ao criar um blog. Ainda tem muito mais, mas este é assunto para outra postagem. Seguindo fielmente todas as dicas acima, nossos blogs serão os mais belos e visitados de toda a blogosfera.


Kisses da Mony!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Mony!
    Amei suas dicas, quando eu criei meu blog não imaginava o trabalho, apenas escrevia e não cuidava desses detalhes, depois de um ano e meio aprendi bastante, porém quero sempre melhorar, sempre há coisas para melhorar.

    Seria legal até um feedback para novos blogueiros, você que tem essa sensibilidade poderia até propor isso... :)

    Obs: Em agosto eu tive uns contratempos e não consegui fazer o tema do Culturação, mas a postagem desse mês já ta programada! =D

    Abçs

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran, é assim mesmo.
    O universo blogueiro é tão cativante que só queremos começar, não importa como. Aprender leva tempo mesmo, mas a gente sempre consegue. :D
    Estou com bastante novidades para blogueiros iniciantes, vai ser bem legal.
    Sobre o Culturação, imprevistos acontecem, eu também não consegui postar, mudei para um bairro onde não tem internet... :( Aguardo sua postagem!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Verdade,quando estamos no comecinho queremos entrar e tem que dar tudo certo,basicamente o nosso erro,foi o meu erro também.
    Acho que o pior dos piores e você não responder aos leitores,o leitor vai perdendo o interesse por mais que o conteúdo seja bom,você tem que manter um vinculo com seu leitor,falo isso porque também sou leitora e detesto isso.
    Gostei do post *-*
    Bjnhs

    http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com.br/2015/09/cachoeira-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Karol, tem tantos erros que ainda vamos cometer, mas isso é bom. Aprendemos com eles. E é essa experiência que nos da mais gás para continuar...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma boa dica para quem possui um blog, infelizmente não possuo um blog, mas sempre quis ter um. Quando eu resolver fazer um blog, com certeza irei usar suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah, obrigada!
      É uma delícia blogar, depois que o bichinho blogueiro te pica, aí não tem mais jeito, rsrs.
      Um beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout exclusivo do blog - Monykisses | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©