01/11/2015

Culturação: Temas para o mês de Novembro


Este mês, além dos temas comemorativos tão comuns e aguardados do Culturação, vamos inaugurar o DESAFIO DO MÊS. Segurem-se em suas cadeiras!

Normalmente nos finais de ano nós blogueiros já estamos com nossas cabeças a mil, com tantas coisas a serem feitas, não só nos blogs como também em nossas vidas particulares, então, pra amenizar um pouco este processo, escolhi temas bastante light e bem fáceis de serem elaborados. Espero que gostem!

Vamos aos temas?


05/11 – DIA DO INVENTOR
Hoje você é um inventor conhecido mundialmente por seus inúmeros benefícios à humanidade em forma das mais variadas invenções. Recentemente você finalizou seu mais novo projeto secreto que revolucionará o mundo todo e hoje, em uma coletiva para a imprensa, você apresentará esta invenção para o público.

Conte-nos mais sobre este projeto: O que é, pra que serve, como funciona, o que (ou quem) te inspirou a construi-lo, se você dedica esse projeto a alguém...

ALTERNATIVA LITERÁRIA – Não pensem que os leitores de plantão vão ficar de fora desta. A tarefa de vocês é inventar algo que beneficie a todos os leitores.

05/11 – DIA DA CULTURA
O que seria de nós sem a cultura? O conhecimento é sempre tão engrandecedor, que não consigo me imaginar sem a enxurrada de informações que absorvemos diariamente. Pra homenagear este dia, você vai falar sobre algum Evento Cultural de sua cidade. Pode ser um que está acontecendo, um que já aconteceu, mas que vale a pena ser falado ou um que ainda vai acontecer. Pode ser também exposições, peças teatrais, etc., etc., etc..

ALTERNATIVA LITERÁRIA – Aos leitores de plantão, falemos de eventos literários, feiras literárias, etc..

06/11 – DIA DO RISO
Nada mais gostoso do que rir à toa, rir sem parar, rir até a barriga doer ou ter crises de risos infindáveis. O riso é contagiante em qualquer situação e para homenagear o Dia do Riso, vamos encher nossos blogs com histórias engraçadas. Pode ser aquela historinha que aconteceu com você ou que você tenha presenciado, pode ser uma que você ouviu de alguém ou uma história antiga de família, o importante é fazer as pessoas rirem bastante.

ALTERNATIVA LITERÁRIA – A missão de vocês é listar os livros mais engraçados que já leram. Se houver resenhas, não esqueçam de deixar o link para que mais pessoas possam conhecer sua opinião sobre os livros citados.

13/11 – DIA DA GENTILEZA
Sinto que a gentileza anda meio fora de moda hoje em dia. O que mais justificaria a sua falta de uso do que o medo de ser “demodê”? É preciso lembrar o mundo que o “vintage” nunca sai de moda.

Como a gentileza é um fator essencial para a nossa sobrevivência, o que temos a fazer é listar alguns atos de gentileza que, quando colocados em prática, melhoram a vida de qualquer pessoa. Eu começo e vocês terminam...

POR UMA VIDA COM MAIS GENTILEZA
01 – Quando chegar a algum lugar, diga BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE ou mesmo um OI!
02 – No ônibus, não finja estar dormindo para não doar seu assento aos mais necessitados;
03 – Esqueça o celular enquanto conversa com uma pessoa, olhe nos olhos; (continuem)

ALTERNATIVA LITERÁRIA – Quais seriam as gentilezas para com os leitores? Hora de expressarem suas revoltas com a falta de gentileza de algumas pessoas em relação aos leitores.

14/11 – DIA DA ALFABETIZAÇÃO
Neste dia você vai homenagear quem te iniciou na alfabetização. Normalmente um professor, mas em alguns casos, mãe, pai ou irmãos. Você ainda se lembra se sua primeira professora? O que você tem a fazer é escrever uma carta (ou e-mail) bem caprichada, agradecendo-a por ter lhe apresentado o mundo maravilhoso da alfabetização.

DICA – Se você ainda tem contato com esta pessoa, entregue a carta pessoalmente, via Correios ou mesmo mande um e-mail de agradecimento. Garanto que você vai fazer o dia desta pessoa infinitamente mais feliz.

ALTERNATIVA LITERÁRIA – Escrever uma carta em agradecimento a um mestre (imaginário), como se fosse um personagem literário. Escolha o personagem que mais lhe agrade, vista sua camisa e escreva como se fosse ele...

17/11- DIA DA CRIATIVIDADE
Você já reparou como as pessoas estão cada vez mais criativas? Eu sou amante confessa da criatividade humana e tenho certeza de que você pode me surpreender. Representando esta data, você vai aproveitar o momento e apresentar sua criatividade para seus leitores. Mas como isso? Em forma de postagem! Escolha as três postagem mais criativas que você já fez, escreva uma breve apresentação sobre cada uma delas e deixe o link para que todos possam conhece-las. Caprichem!!!!!

ALTERNATIVA LITERÁRIA – Essa vale para os blogs literários também! ;)

19/11 – DIA DO VASO SANITÁRIO
Não, eu não enlouqueci de vez. Este é o tema do Desafio do Mês. Sua missão será criar uma postagem onde o assunto principal seja o nosso homenageado da vez: nosso querido vaso sanitário! Boa sorte! :D

ALTERNATIVA LITERÁRIA – Imaginem uma história, agora imaginem um vaso sanitário. Sua missão será incluir um vaso sanitário em algum trecho de qualquer livro. Escolha um livro que te agrade (ou não), escolha um trecho e inclua o vaso sanitário nela. Boa sorte! :D


NOVIDADE - Agora no Culturação você pode concorrer ao sorteio de um mimo no último dia de cada mês. Para concorrer ao sorteio basta você estar seguindo o blog Monykisses, postar TRÊS temas do mês e colocar o link dos temas postados aqui nos comentários. Lembrando que a postagem deve conter o cabeçalho de apresentação que leva o nome do Projeto Culturação e este linkAh! Se uma das três postagens for o Desafio do Mês, as chances dobram! :D

Bom Cultureiros, por hoje é só! Espero que se divirtam durante todo o mês com os temas propostos. Quer participar do Culturação você também? É só se inscrever aqui e pra participar do nosso grupo de discussão e divulgação no Facebook é só clicar aqui.





Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Parabéns Monyka! Se superou na escolha dos temas. Dia do vaso sanitário kkkk

    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout exclusivo do blog - Monykisses | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©